Sobre o Curso
Curso de Bacharelado em Fisioterapia da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina
O Curso de Bacharelado em Fisioterapia foi implantado em 2006 na UPE Campus Petrolina, sendo ofertado na modalidade presencial, com duração de cinco anos, vivenciados em 10 semestres. A carga horária total do curso é de 4.000 horas, conforme matriz curricular vigente (Perfil 2020), aprovada pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco de forma retroativa em 2021. O Campus Petrolina integra a estrutura multicampi da Universidade, formada por 11 Campus, que favorece o acesso ao ensino superior público no Estado de Pernambuco pela estratégia da interiorização.
Objetivos do curso:
Objetivo geral:
Formar fisioterapeutas, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades, a fim de atuar nas diferentes estratégias da atenção à saúde, com vistas ao desenvolvimento social e melhora efetiva da qualidade de vida da população.
Objetivos específicos:
a) Formar profissionais com visão humanista e técnico-científica, baseado na pesquisa, na extensão e no ensino.
b) Desenvolver a formação cidadã, a atuação crítica, reflexiva, objetiva e criativa da realidade.
c) Conscientizar para a ação interdisciplinar e interprofissional em saúde com ênfase na integralidade do cuidado aos indivíduos;
d) Formar profissionais capazes de contribuir para ações de promoção da saúde e do desenvolvimento econômico e social da região e do país, baseados nos princípios da ética/bioética profissional; e,
e) Formar fisioterapeutas para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), como campo de atuação e exercício profissional, seja na esfera pública e/ou privada complementar, considerando as políticas públicas vigentes e o contexto social.
Concepção metodológica:
A proposta metodológica do curso privilegia a integração ensino-serviço-comunidade, que constitui eixo norteador na formação. Essa integração favorece o ensino-aprendizagem contextualizado, de forma articulada, com encadeamento lógico de conteúdos e que sejam potencialmente significativos. O estudante é um construtor do seu conhecimento a partir da reflexão e indagação de sua prática. Sua participação no processo de formação ocorrerá de modo ativo, criativo, crítico, num exercício contínuo, sendo capaz de realizar análise, interpretação e síntese do objeto a ser aprendido, tendo o compromisso com a sua formação.
Por outro lado, o professor é o facilitador e mediador do processo de ensino-aprendizagem. O professor deverá compreender o estudante como sujeito da aprendizagem, pessoa concreta, objetiva, que determina e é determinado pelo político-econômico-social e por sua história de vida. O currículo está estruturado para inclusão de aspectos complementares de perfil, competências, habilidades e conteúdos por meio de conhecimentos sistematizados e articulados em nível crescente de complexidade de forma a considerar a inserção institucional do curso, a flexibilidade individual dos estudantes e os requerimentos demandas e expectativas de desenvolvimento do setor saúde na região. Assim, foram delineadas metodologias que visam a integração dos conhecimentos teóricos e práticos, voltados para a formação do bacharel em fisioterapia.
A pesquisa e a extensão estão inseridas no processo formativo para propiciar o fortalecimento da formação por meio da construção, compartilhamento e aplicação do conhecimento. A realização dessas atividades, integradas ao ensino, fomenta o crescimento da profissão e a transformação da realidade social. Essa articulação será fortalecida com a implantação das ações de curricularização da extensão no curso. Este projeto está apoiado em práticas pedagógicas participativas e integradoras, de forma interdisciplinar e interprofissional, que almejam capacitar os alunos a produzirem novos conhecimentos, aliando a teoria à prática, por meio da observação, da análise da realidade e das necessidades sociais da saúde da região.
Área de atuação do Fisioterapeuta:
O fisioterapeuta está inserido em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção/proteção e recuperação da saúde. Atua em áreas tradicionalmente conhecidas: Traumatologia e Ortopedia, Reumatologia, Neurologia, Pediatria, Cardiologia, Terapia Intensiva, Vascular, Esportiva, Uroginecologia, Obstetrícia, Geriatria. Atualmente, a profissão continua o seu processo de expansão e desenvolvimento, citam-se as áreas da Estética (Fisioterapia Dermato-funcional), da Saúde do Trabalhador (com consultoria a empresas e ginástica laboral), na Acupuntura e na Atenção Básica em Saúde.
Coordenação do curso:
Coordenador
Prof. Dr. Rogério Fabiano Gonçalves
E-mail: rogerio.goncalves@upe.br
Vice-Coordenador
Prof. Dr. Paulo André Freire Magalhães
E-mail: paulof.magalhaes@upe.br
núcleo docente estruturante:
Profa. Dr. Edivaldo Xavier da Silva Júnior (Presidente)
E-mail: nde.fisio.petrolina@upe.br
Profa. Dra. Ana Carolina Rodarti Pitangui
Profa. Dra. Ana Eliza Rios de Araújo Mathias
Profa. Dra. Fabianne Maisa de Novaes Assis Dantas
Prof. Dr. Ricardo Kenji Shiosaki
Prof. Dr. Rogério Fabiano Gonçalves
Profa. Dra. Tâmara Coimbra Diniz
Profa. Dra. Tathiana Correa Rangel
coordenação de estágio curricular
Prof. Dra. Tâmara Coimbra Diniz (Coordenadora do Estágio Curricular)
E-mail: estagio.fisio.petrolina@upe.br
comissão de validação das atividades complementares:
Prof. Dr. Rogério Fabiano Gonçalves (Coordenador da Comissão)
E-mail: aacc.fisioterapia@upe.br
Profa. Dra. Leilyane Conceição de Souza Coelho - turma 2019
Profa. Dra. Tâmara Coimbra Diniz - Turma 2019
Prof. Dr. Edivaldo Xavier da Silva Júnior - Turma 2020
Prof. Dra. Ricardo de Freitas Dias - Turma 2020
Profa. Dra. Ana Eliza Rios de Araújo Mathias - Turma 2021
Profa. Dra. Lidiane Régia Pereira Braga de Britto - Turma 2021
Prof. Dra. Emanuelle Francine Detogni Schmit - Turma 2022
Prof. Dr. Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva - Turma 2022
Prof. Dr. Ricardo Kenji Shiosaki - Turma 2023
Prof. Dra. Nayara Priscila Dantas de Oliveira - Turma 2023