laboratórios
Curso de Bacharelado em Fisioterapia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina
Fotografia: Prof. Ricardo Kenji Shiosaki,
Projeto UPE em Foco.
Laboratório de Biomecânica e Atividade Funcional Humana – LABIAFH
O LABIAFH é sediado na UPE Campus Petrolina, em um espaço de 70 m², climatizado, no qual existe uma área destinada à coleta de dados, bem como dez estações de estudo para os alunos, além de outro espaço com quatro mesas reservadas ao coordenador e demais pesquisadores associados do laboratório. O laboratório tem o objetivo de possibilitar o desenvolvimento e veiculação de pesquisas cientificas voltadas à investigação clínica e biomecânica de atividades funcionais desempenhadas por diversas populações, em especial, adultos e pessoas idosas.
Atualmente, o LABIAFH possui: 01 sistema com 08 câmeras infravermelho de 240 Hz para análise do movimento humano (OptiTrack, NATURALPOINT), 02 plataformas de força (AMTI), 03 sensores inerciais sem fio e software dedicado à análise do movimento humano (Physilog, GAIT UP), 01 sensor inercial ActiHeart-5 (CamNtech), 01 EMG wireless 08 canais (MIOTEC), 01 computador de mesa (Core i7), 01 impressora colorida (MaxPrint, Canon), 01 dinamômetro digital manual (CAMRY), 01 estadiômetro retrátil de parede (SECA), 02 balanças digitais com capacidade para até 150 kg (OMRAM) e 01 monitor digital de pressão arterial automático de braço (OMRON). O LABIAFH ainda conta com uma biblioteca própria composta por cerca de 80 livros das áreas de cinesiologia e biomecânica do movimento humano, fisioterapia musculoesquelética, estatística, metodologia da pesquisa, entre outras.
A coordenação do LABIAFH busca proporcionar condições estruturais e operacionais para o planejamento e execução de pesquisas idealizadas por pesquisadores, alunos de graduação (iniciação científica e trabalho de conclusão de curso) e pós-graduação da UPE, nos níveis de mestrado e doutorado. O LABIAFH subsidia o desenvolvimento de pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento Humano (GEPENVH) e do Grupo sobre Saúde do Trabalhador. Além disso, o LABIAFH é um dos laboratórios de pesquisa da UPE Campus Petrolina que dá suporte às pesquisas desenvolvidas por pesquisadores e alunos do Programa de Mestrado e Doutorado em Reabilitação e Desempenho Humano (PPGRDF) da UPE.
O LABIAFH é coordenado pelo Prof. Dr. Francis Trombini de Souza, o qual possui experiência em investigação clínica e biomecânica de disfunções musculoesqueléticas e do movimento funcional humano com ênfase na locomoção, equilíbrio postural e cognição de indivíduos idosos. O Prof. Francis é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento Humano (GEPENVH) do CNPq (DGP/CNPq) e vice-coordenador do PPGRDF-UPE. Pertencem também ao LABIAFH o Prof. Dr. Francisco Locks Neto, com foco em pesquisas na área de Saúde do Trabalhador, o Prof. Dr. Prof. Tarcísio Fulgêncio Alves da Silva, cuja temática de pesquisa aborda processos de avaliação e intervenção em pacientes vítimas de acidentes de trânsito terrestre e a Profa. Dra. Profa. Milla Gabriella Belarmino Dantas, desenvolvendo pesquisas sobre escoliose em adolescentes.
Laboratório de Pesquisa em Saúde de Desempenho Funcional – LABSED
O LABSED está sediado no Campus Petrolina, em um espaço de 70 m², climatizado, no qual permite a realização de avaliações biomecânicas e de desempenho funcional. O LABSED possui oito estações de estudo para os alunos de graduação (iniciação científica) e pós-graduação (Mestrado e Doutorado), e um espaço reservado para três docentes.
Dentre os equipamentos disponíveis para o desenvolvimentos dos projetos destacam-se: 01 Eletromiógrafo de 8 canais (Datahominis); 01 Eletromiógrafo uroginecológico de 8 canais (MIOTEC); 01 Eletrogoniometro; 01 Célula de Carga – 100kgf; 20 sensores inerciais para avaliação cinemática 3D (XSens); 01 plataforma de força (EMG System); 02 filmadoras digitais com frequência de amostragem de 60Hz (SONY); 01 cardiofrequêncimetro (POLAR); 01 Dinamômetro Isocinético modelo KINCOM; 01 Sensor Inercial para análise de dados cinemáticos da marcha modelo G-Walk; 1 Sistema de imagem óptica infravermelho funcional – fNIR (BIOPAC); 01 Equipamento de ultrassonografia diagnóstica com Doppler (Logic e Pro – GE); 01 Balança analógica (Welmy); banco de supino, Aparelho Cross-over angular, anilhas e barras para musculação.
O LABSED é coordenado pelo Prof. Dr. Rodrigo Cappato de Araújo, o qual tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Desempenho Funcional Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomecânica, Avaliação e Intervenção do complexo articular do ombro; Programas de treinamento e reabilitação com superfícies instáveis em Idosos. O Prof. Rodrigo é líder do grupo de pesquisa Estudos em Saúde, Reabilitação e Desempenho Funcional, e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGRDF-UPE). Participam também do LABSED a Profa. Dra. Ana Carolina Rodarti Pitangui e o Prof. Ricardo Freitas, cuja temática de pesquisa aborda a fisiologia do exercício e a saúde do adolescente.
Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher - LAPESM
O LAPESM compartilha o espaço com o LABSED, onde se desenvolvem pesquisas integradas na Área de Fisioterapia na Saúde da Mulher. O LAPESM é coordenado pela Profa. Dra. Ana Carolina Rodarti Pitangui, tendo a participação da Profa. Dra. Ana Eliza Rios de Araújo Mathias.
Laboratórios de ensino
Nos laboratórios do ciclo básico são desenvolvidas aulas práticas, projetos de pesquisa e extensão. Os laboratórios do ciclo básico atendem a vários cursos da área (Biologia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição). Existe, no ciclo básico, laboratório de Anatomia, Bioquímica, Microbiologia e Microscopia. O Laboratório de Bioquímica conta com área total de 48,72 m², com capacidade para 20 alunos, com bancadas, equipamentos e materiais diversos que dão suporte às aulas práticas. O Laboratório de Microscopia com 48,30 m² dispõe de oito microscópios. O Laboratório de Anatomia com cerca de 90m2, contém estrutura e bancadas apropriadas para recebimentos de peças e cortes anatômicos. Além das atividades didáticas práticas, o referido laboratório está disponível, em seus horários livres, para estudos extraclasses, de modo a favorecer o processo de aprendizagem nessa área do conhecimento.
Os equipamentos necessários aos laboratórios referentes ao Ciclo Básico dos Cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição estão discriminados na estrutura comum aos cursos. Há um laboratório de informática comum a todos os cursos do Campus com 20 computadores, sendo necessário seu prévio agendamento para utilização em aulas. Os laboratórios específicos para o curso são: laboratório de Fisioterapia I, II e III. Estes são utilizados para as disciplinas do curso de fisioterapia, conforme ilustra a seguir. O Curso também dispões de norma operacional para a utilização dos laboratórios.
Laboratórios utilizados pelas disciplinas de fisioterapia:
Anatomia: Anatomia Humana, Neuroanatomia, Anatomia do Aparelho Locomotor, Processos Patológicos Gerais e Imunologia.
Microscopia: Processos Patológicos Gerais e Imunologia, Biologia Celular e Molecular, Embriologia e Histologia, Parasitologia.
Microbiologia: Microbiologia.
Bioquímica: Bioquímica Básica e Fisiologia Básica.
Fisioterapia I: Fisiologia Aplicada a Fisioterapia, Cinesiologia, Biomecânica, Exercícios Terapêuticos I e II e Fisioterapia Neurofuncional I e II.
Fisioterapia II: Recursos Eletrotermofototerapêuticos, Recursos Terapêuticos Manuais, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia Musculoesquelética I e II, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia na Saúde da Criança e do Adolescente e Fisioterapia na Saúde da Mulher I e II.
Fisioterapia III: Recursos Eletrotermofototerapêuticos, Recursos Terapêuticos Manuais, Fisioterapia Neurofuncional I e II, Fisioterapia Musculoesquelética I e II, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia na Saúde da Mulher I e II.
Informática: Todas as disciplinas.